domingo, 2 de dezembro de 2007

O Terramoto de 1755

Terramoto é a designação própria para sismos de magnitude superior a 7 da escala de Richter.
Lisboa, capital e centro de um grande império, era um porto belo e rico. Depois de mais de dois séculos de explorações, de saques e de comércio do ouro, prata e especiarias, a riqueza era bem visível nos edifícios e nas igrejas.Eram muitos os mercadores com casas cheias de móveis ricos e tapeçarias, enquanto nos palácios da cidade se podiam ver pinturas de todos os grandes mestres europeus. Na margem direita do rio Tejo completara-se recentemente um novo e bonito cais de mármore, para receber os navios que regressavam das colónias do Extremo Oriente e das Américas.

Ainda não havia fotógrafos... Nesta gravura: edifícios a caírem, vagas ao assalto da cidade e incêndios, que no seu conjunto provocaram mais de sessenta mil mortos.


No séc XVIII Lisboa era a capital do país, a população e a área tinham crescido e os seus limites alteraram-se. A cidade era já a "Lisboa das sete colinas" e a sua população era cerca de 250000 habitantes.
No dia 1 de Novembro de 1755, um violento terramoto destruiu a parte baixa da cidade de Lisboa e provocou enormes incêndios, pilhagens e terror em toda a capital.
Nesse horrível desastre morreram mais de 20000 pessoas e ficaram em ruínas cerca de 10000 edifícios, entre eles o Paço da Ribeira.

Mariana Carneiro

Sem comentários: